terça-feira, 30 de março de 2010

CHARQUEADAS PORTO CAPELA

  1. Não. Devido ao estar sempre em função do trabalho.

A origem de Charqueadas está ligada ao charque. Charqueadas era o local onde se produzia o charque até o final do século XIX e início.A atividade começava com os tropeiros conduzindo o gado até o Foz do Arroio dos Ratos principal afluente do rio Jacuí. ao surgimento de novas técnologias a localidade então passou a buscar novas alternativas. Elas surgiram com a perfuração do primeiro poço para a extração do carvão mineral.Pela mineração do carvão que se iniciou o poamento mais acelerado da localidade e suas principais empresas.

Representando cada um novo ciclo econômico. Sua emancipação trinta anos depois 1982 São Jerônimo, municipio ao qual pertencia.

segunda-feira, 29 de março de 2010

CHARQUEADAS DE PELOTAS

A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina, seca e salgada), ainda hoje, muito consumida pelo gaúcho. O gado era abatido e a carne era transportada na forma de charque"pois não havia refrigeragção."

A indústria saladeiril é o ciclo do charque sec.XIX, dexaram suas marcas no extremo Sul do Brasil, Pelotas referencia histórica e cultural no Brasil _era baseada no trabalho dos escravos, em média oitenta escravos. A consolidação das Charuqeadas, só se dá no século XIX.

A safra era sazonal durava de Novembro à Abril.
Simões Lopes Neto, comenta que foram abatidas quarenta e cino milhões de reses. A indústria promoveu várias atividades econômicas colaterais, como atividade otelaira, comercial e cultural.
O ciclo do charuqe deixaram suas marcas a importãncia o significado de suas crenças, tradições, diferenças e características culturais.

terça-feira, 23 de março de 2010

Escola dos anales


Movimento historiografico,surgi no periodo academico Francês.
Destacou-se por imcorporar mètodos da ciências sociais á historia.Foram pioneiros no estudo de estruturas de longa duração nos eventos.
Historia local propicia uma idèia imediata do passado. Història local é estabelecer relações entre o micro e a macro-história. Cada região tem sua história local que aborda seu país.

Com a tendencia progressista libertadora, deu o fim no meio social burguesista.

A história oral como forma de valorização das memórias e recordações de indivíduos, por meio de experiências, pesquizas e metodos de solução de problemas. Com evidênia oral específicos das experiências devida do informante. A história ou um historiador. Documentos históricos; são conhecimentos e valores traçados pelo homen, atrvés do tempo e repassado com a verdade absoluta.